Esta maravilha da natureza permite contemplar uma paisagem única no mundo. Composta pelo Rio Iguaçu e pela mata missioneira. É a principal atração do Parque, três mirantes em forma de leque permitem uma visão única da monumental "Garganta do Diabo".
É o ponto mais alto do percurso do Rio Iguaçu superior, em uma composição de quedas d'água em forma de ferradura, que perfazem uma distancia de mais de 150m e tombam da altura de 80m. Estas quedas d'água provocam um potente impacto quando irrompem no leito do rio, chegando a desenhar densas nuvens de vapor que inundam todo o ambiente e caracterizam a paisagem.
Daqui pode-se apreciar um sem fim de sensações que criam um momento único e inesquecível:
- - O som do rugir das cataratas.
- - Sentir a umidade produzida pelo vapor da água das quedas.
- - Apreciar os arco-íris que se formam com a bruma da água e os raios de sol.
- - Os contrastes de cores entre o verde da mata, o azul do céu, o branco da espuma das cataratas e a água matizada pela terra vermelha.
- - Os "vencejos" são uma espécie de gavião que só se encontra neste lugar. Eles são equipados de uma visão potente que lhes permite atravessar a cortina de água formada pelas quedas e aninhar-se nas rochas, que são o suporte geológico das cataratas.
Para chegar a este cenário se faz um percurso pelo Trem da Selva - e se chega à Estação Garganta do Diabo. Daí se realiza uma caminhada linear de 2080m que permite desfrutar de uma paisagem única até chegar ao imponente mirante da Garganta do Diabo.